Tarot

imagem-tarot-thao

Não se sabe ao certo quando surgiu o Tarot, mas alguns historiadores acreditam que o Tarot tenha derivado dos livros sagrados do antigo Egito. Por outro lado, outros acreditam que este teve origem na Índia e no Extremo Oriente. A origem do termo tarot também é desconhecida, embora algumas fontes sugiram ser um vocábulo derivado do nome do Deus Tot, o Deus egípcio da magia e das palavras, outros acreditam ter origens hebraicas ou ser a deturpação da palavra “torah”, o livro hebraico da lei.

Se quisermos estabelecer as origens do Tarot apenas à partir de evidências concretas, ou seja, tomando como base os primeiros baralhos documentados que incluem não somente os quatro naipes de um baralho comum, mas também aquelas imagens que conhecemos como Arcanos Maiores ou Trunfos, devemos nos reportar à segunda metade do século XV, quando estas cartas foram desenhadas e pintadas na Itália.

Os dois primeiros baralhos, um deles conhecido como o Baralho de Carlos VI e o outro chamado de Baralho Visconti-Sforza são o que temos à disposição como prova das primeiras versões conhecidas desse baralho misterioso, cujas imagens evocam nossa memória primitiva, parcialmente ligada aos mitos, às lendas e ao folclore, e possuem um significado que escapa a qualquer tentativa de explicação meramente racional. Vários outros Tarot foram criados, mas sempre mantendo a simbologia presente nos primeiros encontrados.

Embora pouco se conheça da origem do Tarot, podemos entender que a função de seus jogos e estudos seja revelar “um novo caminho ou postura perante os objetivos”. Ele é considerado um alfabeto simbólico composto por imagens arquétipicas as quais estão baseadas na vida humana em seu complexo sentido de começo-meio-fim. O tarot também pode ser considerado como um diagrama da vida, uma mensagem do inconsciente ou até a ponte entre o plano terrestre e o espiritual. Assim, neste contexto, o tarot serve tanto para uma orientação psicológica ou terapêutica quanto para a adivinhação ou predição do futuro e, para muitos, é ainda considerado como o melhor veículo para o autoconhecimento.