Reiki

imagem-reiki-thao

Reiki é uma forma de terapia baseada na manipulação da energia vital (ki) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio vital e, assim auxiliar no tratamento de doenças e promover saúde. Sua prática constitui-se numa antiga arte tibetana de canalizar a energia vital pela imposição das mãos, ela foi redescoberta no Japão no início do século XX pelo Dr. Mikao Usui, estudioso de manuscritos antigos que procurando entender as histórias de curas milagrosas subiu o Monte Kuriyama e passou 21 dias meditando em jejum. No último dia, o Dr. Ussui obteve uma resposta e passou a utilizar e ensinar o Reiki. Esta técnica foi então introduzida nos Estados Unidos da América por volta de 1940 pela Sra. Hawayo Takata.

Reiki é uma palavra japonesa que significa “Energia Vital Universal”. O Reiki não é uma religião e nem uma crença. Ele abre novos caminhos para experiência espiritual e o aprendizado. A técnica do Reiki é feita pela imposição das mãos em forma de uma concha, visualizando símbolos (secretos) entrando no corpo da pessoa. Geralmente durante as sessões muitos reikianos preferem ficar em silêncio para facilitar a conexão com seus mestres, seres superiores e outras energias. O corpo humano ou animal irradia calor e energia. Essa energia é a força da vida chamada CH’I. O que auxilia o paciente é a energia do Cosmos (Ki ou CH’I) que é direcionada pelas mãos do praticante. A palavra CH’I quer dizer “ar, respiração, vento, essência vital, energia ativa do universo…” CH’I ou KI é também a força vital da Terra, dos planetas, das estrelas, dos céus e das fontes de energia que afetam os corpos com a energia KI. A energia que sai das mãos do praticante de Reiki é uma energia transformadora, trazendo o KI da Terra e dos Céus para dentro do corpo humano e animal.

O tratamento de Reiki é tradicionalmente efetuado similarmente ao apoiar-se nas mãos. O praticante pede a quem recebe para se deitar e relaxar. Então, o praticante atua como um canal para a energia Reiki, teoricamente deixando a energia ser canalizada através das suas mãos até onde quem recebe mais precisa. Normalmente o praticantes impõem as suas mãos em vários locais do corpo de quem recebe Reiki. Alguns praticantes tocam no corpo ou mantêm as mãos próximas do local a ser tratado. Alguns pacientes relatam sentir várias sensações subjetivas e objetivas, como calor, frio, pressão, sonolência etc. Os praticantes de Reiki atribuem estas sensações à energia Reiki enchendo o corpo e a aura de quem a recebe e a reparar as suas deficiencias energéticas, reparando e abrindo os seus canais energéticos (meridianos) e removendo bloqueios.

Na energia vital do Reiki, a pessoa que está sendo tratada, fica com todos os canais de energia abertos e limpos de obstruções. Na prática do Reiki, não há transmissão de nenhuma energia pessoal, apenas a energia do Universo é trabalhada. Porém se quem recebe não estiver aberto ao tratamento, modificando suas emoções, pensamentos e atos nocivos, a energia não terá efeito duradouro no organismo, persistindo a enfermidade.

Assim, o Reiki é considerado complementar a qualquer tratamento convencional, como o conhecemos hoje, o Reiki é uma terapia holística natural que preconiza que, através da imposição de mãos do Terapeuta Reiki, irradiam-se as vibrações de harmonia da energia vital do Universo (Rei) para restabelecer o equilíbrio da energia vital (Ki) das zonas doentes do corpo de um paciente.