Ventosas

As ventosas são ferramentas dentro da Medicina Tradicional Chinesa que vêm sendo utilizadas a centenas de anos e têm mostrado extrema eficiência como base de tratamento terapêutico. Muito conhecida também como Terapia do Chifre, pois inicialmente eram utilizados chifres de gado, nos quais, para se criar uma pressão negativa, acendia-se fogo dentro destes., eliminando-se a presença de ar, o que resulta num processo de vácuo, assim removendo sangue de furúnculos, pus e outras substâncias de igual natureza nos indivíduos que precisassem deste tipo de tratamento. Alguns usavam o chifre furando a outra extremidade, podendo assim sugar o ar, trazendo o mesmo efeito de vácuo.

Ainda na antiguidade se utilizavam também as famosas “ sanguessugas “ para tratamentos da mesma natureza. Podemos dizer então que as ventosas de hoje são as mais modernas sanguessugas de outrora.

Atualmente existem ventosas em vidro, ventosas em material sintético, ventosas magnéticas e ventosas elétricas para os mais diversos tipos de tratamentos como por exemplo: dor abdominal, dor nas costas, furúnculos, constipação, tosse, febres, hipertensão, problemas de pele, fadiga, veias rompidas, insônia, torcicolos, dores musculares, inclusive tratamentos de nível estético como as celulites. Proporcionam um relaxamento muito imediato principalmente em pontos de maior acúmulo de tensão no corpo humano. Podem ser terapias isoladas ou complementares a outros tipos de tratamento, como massagem, acupuntura, etc.

É contra-indicado à pessoas com hemorragias, com queimaduras de qualquer natureza, feridas abertas ou traumas muito recentes, mulheres grávidas, pacientes renais crônicos ou pessoas que tenham problemas muito graves de pele.