Shiatsu Tradicional

No oriente, os tratamentos baseiam-se em cinco grandes pilares: Acupuntura, Massagem, Fitoterapia, Dietética e Exercícios de Qi Gong. Cada um desses pilares complementa o trabalho do terapeuta na busca da saúde, bem estar, tratamento preventivo de si próprio e de cada um de seus clientes. As Terapias Tradicionais Orientais baseiam-se na harmonização dos Canais de Energia, vulgarmente conhecidos como Meridianos, que possuem “níveis“ ou camadas energéticas por onde flui o Chi (Energia Vital).

O Shiatsu  é uma massagem Japonesa, baseada em técnicas com origem na China que atua com pressão sobre os pontos e canais de Chi e pode auxiliar no tratamento de diversas enfermidades tais como: dor nas costas, dor de cabeça, enxaquecas, dores articulares, flexibilidade reduzida, problemas menstruais, problemas de natureza digestória, sintomas de asma, lesões esportivas, depressão, stress, ansiedade, insônia, dores musculares e como prevenção.

Pesquisas demonstram que pessoas que recebem uma sessão de shiatsu por semana são menos suscetíveis a esses tipo de enfermidades.

Antes de tudo, Shiatsu é uma técnica de massagem. Massagem, independente da técnica utilizada, sempre é toque. E toque, muitas vezes, pode significar uma maneira de o indivíduo conseguir se comunicar com alguém, aquilo que não consegue ou não quer falar a respeito. Uma maneira de ele poder se expressar e colocar para fora seus desconfortos, seus medos, seus distúrbios e dar espaço para que a sensação de paz, harmonia, melhora da disposição física e mental, tranqüilidade e clareza possam se instalar nele.