Conheça mais sobre a acupuntura reflexa na mão

Acupuntura Reflexa da Mão é a Acupuntura realizada apenas em pontos localizados na mão. A mão é um micro-sistema, ou seja, temos uma representação de todo o corpo nas mãos e nos dedos e seus pontos podem ser estimulados como se estivéssemos estimulando os pontos de Acupuntura no corpo. O estímulo pode ser feito com agulhas ou com outras ferramentas tais como magnetos, cores, sons, pressão com os dedos ou instrumentos, apongs, stipers, esparadrapos, moxabustão, dentre outros.

Esse método foi desenvolvido pelo Dr. Tae Woo Yoo na década de 70. Outro doutor coreano, Dr. Jae Park Woo, desenvolveu o sistema chamado Su Jok, literalmente Mãos e Pés, mais pesquisado na Rússia.

Tratando-se de um micro-sistema não há pontos proibidos como na Acupuntura sistêmica, nem perigosos de serem perfurados, pois não há estruturas de risco a serem afetadas (por exemplo, um risco na Acupuntura é a perfuração de órgãos como o que leva ao pneumotórax, ou a lesão de vasos ou nervos).

Geralmente a resposta ao estímulo é bem rápida. Praticamente não há contra-indicações à Acupuntura Reflexa da Mão, a não ser o fato de a pessoa precisar ter energia suficiente para responder ao estímulo, ou seja, não pode estar muito debilitada ou exaurida.

Pelo fato da mão ter muitas terminações nervosas, a inserção de agulhas pode ser mais dolorosa e portanto desagradável, o que pode ser contornado usando-se outras formas de estimulação.