Conheça a aurículoacupuntura

A Aurículoacupuntura é a acupuntura realizada em pontos na orelha. Esta técnica é um micro-sistema com representação reflexa de todo corpo e suas estruturas. A imagem mais adotada mostra a orelha como um feto de ponta-cabeça, correspondendo à região da cabeça de um feto, o lóbulo da orelha.

As agulhas são deixadas na orelha para continuar o estímulo por alguns dias. Costuma-se usar pequenas sementes fixadas por esparadrapo ou micropore, para manter o estímulo e ainda, magnetos, cores, sons, stipers dentre outras ferramentas na busca do alinhamento energético do indivíduo que busca este tipo de tratamento.

É uma técnica tão eficiente quanto a Acupuntura Sistêmica, embora possa até apresentar resultados mais rápidos às vezes, pelo fato de as agulhas terem a possibilidade de ficarem mais tempo fixadas nos pontos.

Bem como as outras técnicas orientais, a auriculoacupuntura trata Zhang e Fu (órgãos e vísceras) bem como tem a função de harmonizar o corpo e a mente do indivíduo em tratamentos muito simples e rápidos.

A versatilidade desta técnica permite a interação com outras técnicas e sugere a facilidade de o paciente ser tratado deitado, sobre a maca, sentado ou mesmo em pé. Adultos e crianças aceitam muito bem este tipo de tratamento. Algumas pessoas utilizam a auriculoacupuntura inclusive para enriquecer seus trabalhos como por exemplo: complementar um trabalho com pontos específicos na orelha que tenham a ver com o quadro do paciente que passa por uma sessão de massagem, então… ao final de uma massagem, finaliza-se o trabalho com alguns pontos de auriculoacupuntura.