As Práticas Psicossomáticas Taoístas – Chi Kung (Qi Gong)

Uma das ferramentas mais importantes da Medicina Tradicional Chinesa, o Chi Kung ou Qi Gong está enquadrado, dentro de milhares de técnicas encontradas na China, como Prática Psicossomática Taoísta. Baseia-se em técnicas que unem respiração, meditação, posturas de captação energética e movimentos em busca do reencontro da harmonia na energia do indivíduo, promovendo um aumento da consciência corporal e do Chi ( Energia Vital ) bem como de sua manipulação através da prática constante.

Vários são os benefícios que se pode atingir ao se permitir conhecer e fazer do Qi Gong uma atividade constante na vida de quem busca melhor qualidade de vida, bem como eliminação dos níveis alterados de stress, ansiedade, insônia, baixa de imunidade, problemas respiratórios, problemas de natureza emocional. Atua diretamente como tratamento preventivo à maioria das síndromes bem como exerce grande valor como técnica de reabilitação, manutenção e correção postural. Promove ainda uma sensação de plenitude, prazer e relaxamento.

As Práticas Psicossomáticas Taoístas visam restabelecer a harmonia no indivíduo dentro da perspectiva terapêutica, atingindo níveis psicológicos, físicos, emocionais e ainda mais sutis podendo oferecer melhor disposição, estímulo à intuição e à clarividência.

Pode ser praticado individualmente ou em grupos. Praticar Qi Gong é como fazer um plano preventivo de saúde. Quanto mais se pratica, mais energia se gera para o praticante. Pessoas que praticam em grupo conseguem ter o privilégio de participar da busca pela energia em conjunto. Uma prática mais agradável e mais integrativa onde pessoas com o mesmo objetivo se encontram, se conhecem, se tornam amigos e compartilham de sensações e dos benefícios que esta prática traz.

O Chi Kung pode ainda ser utilizado como base de tratamento complementar para determinados tipos de síndromes ou dificuldades que as pessoas encontram. Um profissional qualificado pode indicar para tal pessoa o exercício que ela pode praticar diariamente para atingir melhoras no seu estado.

Dependendo do caso, o Terapeuta pode projetar Chi, com técnicas de projeção através do Chi Kung, para tentar alinhar a energia da pessoa que se encontra em deficiência.

Acredita-se que com as práticas psicossomáticas taoístas as pessoas podem reverter seus quadros, desde que persistam nos exercícios. Como cada pessoa tem uma energia diferente e uma experiência diferente, mesmo praticando os mesmos exercícios que outras pessoas praticam, o segredo está na busca pela mudança que cada um começa a causar em si mesmo. O segredo está em: Praticar… Praticar…