A acupuntura e sua origem

Baseada na aplicação de agulhas em pontos nos canais de energia (meridianos), a acupuntura gera estímulos que desbloqueiam a energia ou chi (Qi) estagnado, melhorando seu fluxo pelos canais de energia. O Chi (energia vital) está em tudo o que tem vida e em todas as coisas que notamos no meio em que vivemos. Quando o Chi está em harmonia, existe movimento, saúde, vida e em contrapartida, quando ele se encontra em desarmonia, surgem as estagnações, a interrupção do movimento, as síndromes que, quando não tratadas podem gerar péssimos resultados.

Com origem na China e primeiramente conhecida como ZEN ZHIU, que significa agulha e moxabustão, a acupuntura é apenas uma das ferramentas da Medicina Tradicional Chinesa, embora a mais conhecida. Busca o restabelecimento da harmonia no movimento interno da energia (Chi) ao longo dos canais de energia, dentro de uma perspectiva holística.

Acredita-se, a acupuntura, ter possivelmente, mais de 5.000 anos. O Livro mais antigo e uma das mais importantes obras já escritas à respeito, considerado a grande Bíblia da Medicina Tradicional Chinesa é o HUANG DI NEI JING, também conhecido como O LIVRO DO IMPERADOR AMARELO.

Sessões de acupuntura ajudam a recuperar o fluxo de chi(Qi) e evitar que este se deteriore, desta forma, energeticamente recuperando a saúde e o bem estar de um indivíduo bem como tratar preventivamente para se evitar ficar doente.